-
Arquitetos: AD9 Architects
- Área: 256 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Quang Tran
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Hafele, Holcim, Jotun, Toto, Trimble Navigation, Vietceramics, Xingfa
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em uma área em desenvolvimento a oeste do centro de Saigon, onde a urbanização está ocorrendo de forma massiva. Um fator comum das áreas residenciais suburbanas são os aglomerados de zonas industriais, onde coexistem fábricas de médio e pequeno porte com acomodações residenciais. Isso faz parte da principal causa dos problemas ambientais (poluição por poeira, poluição sonora, problemas de transporte, etc.). Além disso, esses fatores também isolam as casas suburbanas e criam uma desconexão com o ambiente natural.
A Casa H é o lar para um jovem casal que trabalha na área criativa, apaixonado pela natureza e pelos valores tradicionais. O projeto é inspirado nas casas tradicionais do Vietnã Central, com as diferentes camadas dispostas de forma a trazer uma atmosfera positiva para as atividades diárias: a fachada da casa (sistema de portas giratórias) – o jardim (transição) – área principal – claraboia – área de apoio. A luz natural percorre a edificação de fora para dentro, de cima para baixo, entrelaçando-se com o espaço verde das árvores e plantas para esfumaçar a fronteira entre o exterior e o interior, entre a escuridão e a luz.
O espaço interno é uma continuação natural da área externa, criando uma pequena jornada para vivenciar a casa em diferentes momentos do dia, trazendo uma sensação distinta a cada momento. As áreas estão harmoniosamente conectadas, as privadas e as comuns são cuidadosamente planejadas para as atividades diárias, com as árvores e a luz desempenhando um papel muito importante. A jornada termina com um grande jardim reservado para o plantio de árvores e legumes que serve também como espaço de descanso.
A fachada é projetada com 8 portas giratórias (abre-fecha), o que cria a ilusão de que a casa está respirando e mudando. Este sistema de portas também regula outros fatores ambientais como ruído, poeira e mudanças climáticas. A morfologia arquitetônica está, portanto, em constante mudança e evolução harmoniosa com o espaço verde.
A casa H existe como representação da nossa esperança de criar um lar feliz para as pessoas que ali vivem e, além disso, como símbolo de pessoas que vivem em harmonia e em conexão com a natureza, substituindo as imagens muitas vezes sufocantes e isoladas das casas por um desejo de interagir e mudar positivamente o espaço de estar nas áreas urbanas do Vietnã.